Grupo 3
– turma 6
Situação de aprendizagem
Texto: Meu primeiro beijo
Público alvo: 8º ano
Antes da leitura:
O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
Situação de aprendizagem
Texto: Meu primeiro beijo
Público alvo: 8º ano
Antes da leitura:
O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
·
O que sugere o título
do texto que vamos ler?
·
Alguém aqui já deu
seu primeiro beijo? Como foi?
·
Qual seria a idade certa
para se dar o primeiro beijo?
Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.
O beijo - Gustav Klimt
Beijo - Romero Britto
O beijo - Rodin
Durante a exibição das
imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor
questiona:
·
Vocês conhecem essas
imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais
gostaram?
Após essa etapa, o professor distribui cópias do texto e inicia a leitura de forma oral.
Durante a leitura
Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.
Algumas questões propostas durante a leitura:
·
Quantos anos vocês acham
que tem os personagens?
·
Onde eles estão no início
do texto?
·
Como o personagem “Cultura
Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet,
televisão...)
·
Qual a reação da garota ao
ver o “Cultura Inútil” sem óculos?
Depois da leitura:
O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:
1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.
2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?
3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?
4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?
5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?
6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?
Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva:
A brisa fresca entra pelos
cabelos longos finos, bate no rosto;
Apenas sentir, quieto, sem
pensar...
A sede começara, a garganta
seca;
Na boca ardente, engulia-a
lentamente...
Era morna, não tirava a
sede
Que lhe tomava o corpo
inteiro.
Sufocava, talvez minutos,
apenas,
Sua sede era de
anos...
O instinto animal, a
curva...
Entre arbustos e de olhos
fechados, entreabriu os olhos
E colocou a boca, colada,
ferozmente no orifício:
Jorrava...
Desceu, escorrendo pelo
peito até a barriga,
A vida havia jorrado.
Olhou-a nua.
Estava de pé, sozinho,
coração batendo fundo...
A vida era outra, era nova,
O encheu de susto e também
de orgulho;
Ele se tornara homem.
Faz-se uma breve interpretação oral e
esclarecimentos do vocabulário.
Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.
Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.
Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”
Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.
Integrantes do grupo:
Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.
Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.
Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será: “O primeiro beijo em versos e imagens.”
Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.
Integrantes do grupo:
Carolina Barasca (E.E.Cônego Francisco Ferreira
Delgado Jr.)
Maria Elisa Cassamassimo (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Sandra Fernandes Arroyos (E.E.José Conti)
Nair Ferreira de Almeida Tozatto (E.E. Camilo Sahade)
Renata de Souza Ubeda (E.E. Esmeralda Leonor Furlani Calaf)
Rosemeire Caramano Carignato (E.E. Dr. Tolentino Miraglia)
Sandra R. D. Domeneghetti Romão (E.E. Álvaro Fraga Moreira)
Maria Elisa Cassamassimo (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Sandra Fernandes Arroyos (E.E.José Conti)
Nair Ferreira de Almeida Tozatto (E.E. Camilo Sahade)
Renata de Souza Ubeda (E.E. Esmeralda Leonor Furlani Calaf)
Rosemeire Caramano Carignato (E.E. Dr. Tolentino Miraglia)
Sandra R. D. Domeneghetti Romão (E.E. Álvaro Fraga Moreira)