quarta-feira, 19 de junho de 2013

Situação de aprendizagem "Meu Primeiro Beijo"


Grupo 3 – turma 6 

Situação de aprendizagem
 

Texto:
 Meu primeiro beijo 

Público alvo: 8º ano
 

Antes da leitura:
 

O professor instigará os alunos, com as seguintes questões:
 


·                   O que sugere o título do texto que vamos ler? 

·                      Alguém aqui já deu seu primeiro beijo? Como foi? 

·                     Qual seria a idade certa para se dar o primeiro beijo? 


Buscando despertar o interesse da classe, o professor mostra algumas imagens relacionadas ao tema do texto.

 

O beijo - Gustav Klimt
 
 Beijo - Romero Britto
 
O beijo - Rodin
 
Durante a exibição das imagens que poderão ser impressas ou mostradas através do datashow, o professor questiona: 
·                     Vocês conhecem essas imagens? Já viram em algum lugar? O que sugerem? Qual delas vocês mais gostaram? 

Após essa etapa, o professor distribui cópias do texto e inicia a leitura de forma oral.
 

Durante a leitura
 

Realizar leitura compartilhada, fazendo intervenções e esclarecendo as dúvidas de vocabulário.
 

Algumas questões propostas durante a leitura:
 
·                     Quantos anos vocês acham que tem os personagens? 
·                     Onde eles estão no início do texto? 
·                     Como o personagem “Cultura Inútil” adquiriu os conhecimentos científicos sobre o beijo? (textos, internet, televisão...) 
·                     Qual a reação da garota ao ver o “Cultura Inútil” sem óculos? 

Depois da leitura:
 

O professor propõe algumas questões de interpretação do texto para que respondam no caderno:
 

1) Qual o foco narrativo do texto? Comprovar com um trecho.
 

2) Por que a garota se refere ao garoto com os codinomes “Cultura inútil” e Paracelso”?
 

3) Quanto tempo teria durado o percurso do ônibus?
 

4) O que acontece com os personagens depois que descem do ônibus?
 

5) Os personagens , após a situação ocorrida no ônibus, iniciaram um namoro? Quanto tempo teria durado o relacionamento entre eles?
 

6) O texto pode ser considerado uma crônica? Por quê?
 

Em seguida, o professor apresenta o poema retirado do conto “O primeiro beijo” , de Clarice Lispector, lendo-o de forma bem expressiva: 
 
 
 
Os dois murmuravam, conversavam. Tontos!
 Era o amor...
 
A brisa fresca entra pelos cabelos longos finos, bate no rosto; 
 
Apenas sentir, quieto, sem pensar... 
 
A sede começara, a garganta seca;
 
Na boca ardente, engulia-a lentamente... 
 
Era morna, não tirava a sede 
 
Que lhe tomava o corpo inteiro. 
 
Sufocava, talvez minutos, apenas, 
 
Sua sede era de anos... 
 
O instinto animal, a curva...
 
Entre arbustos e de olhos fechados, entreabriu os olhos 
 
E colocou a boca, colada, ferozmente no orifício: 
 
Jorrava... 
 
Desceu, escorrendo pelo peito até a barriga,
 
A vida havia jorrado. 
 
Olhou-a nua. 
 
Estava de pé, sozinho, coração batendo fundo... 
 
A vida era outra, era nova,
 
O encheu de susto e também de orgulho; 
 
Ele se tornara homem. 
 
Faz-se uma breve interpretação oral e esclarecimentos do vocabulário. 

Na sequência, o professor propõe que os alunos façam um poema com o tema dos textos lidos.
 

Os alunos farão também uma produção artística relacionada ao tema. Aqui pode-se fazer um trabalho em conjunto com o professor de Arte.
 

Os trabalhos serão expostos em um mural, onde os poemas e as imagens serão exibidos para toda a escola. O tema do painel será:
 “O primeiro beijo em versos e imagens.” 

Aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem , o professor dará uma atenção especial, fazendo intervenções para que esse aluno se envolva e interaja junto com os outros. Os poemas serão produzidos em duplas, onde o professor terá uma especial atenção na composição das duplas.
 

Integrantes do grupo:
Carolina Barasca (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.) 
Maria Elisa Cassamassimo (E.E.Cônego Francisco Ferreira Delgado Jr.)
Maria Sandra Fernandes Arroyos (E.E.José Conti)
Nair Ferreira de Almeida Tozatto (E.E. Camilo Sahade)
Renata de Souza Ubeda (E.E. Esmeralda Leonor Furlani Calaf)
Rosemeire Caramano Carignato (E.E. Dr. Tolentino Miraglia)
Sandra R. D. Domeneghetti Romão (E.E. Álvaro Fraga Moreira)
 
 
 
 

Principais características do gênero crônica narrativa


 Leitura compartilhada do texto;

Vocabulário;

Discussão oral, sobre o texto;

Identificar, se o texto é uma narrativa, classificando as personagens, enredo,tempo, espaço,etc;

Fazer um desenho de um avestruz no seu habitat, para depois comparar com o original do professor;

Pesquisar na biblioteca sobre o habitat do avestruz e, depois trocar informações com os colegas de classe;

Fazer um resumo do texto;

 

Siituação de Aprendizagem


Texto: AVESTRUZ (Mário Prata)

 

1º Momento: Antes da Leitura

·         Trazer o conceito de animal de estimação;

·         Fazer o levantamento dos tipos de animais de estimação que os alunos conhecem;

·         Desenhar o animal de estimação e, se for o caso, desenhar o animal de estimação que gostaria de ter;

·         Montagem de um painel com os desenhos dos animais de estimação dos alunos;

·         Fazer uma tabela, enumerando a quantidade dos animais de estimação (quantos cachorros, gatos, etc)

·         Pesquisar na internet a respeito da avestruz (tamanho, peso, altura, habitat, hábitos, alimentação, etc)

·         Discussão oral: questionar os alunos se a avestruz poderia ser um animal de estimação

 

2º Momento: Durante a leitura

·         Leitura em duplas, ou seja, o aluno com mais dificuldade e um aluno com menos dificuldade, lendo um para o outro;

·         Leitura compartilhada do texto, com interferência do professor, checando as hipóteses feitas pelos alunos.

 

3º Momento: Depois da leitura

·         Desmontar o painel de desenhos, colocando numa caixa e realizar um sorteio entre os alunos dos desenhos;

·         Cada aluno faz a descrição escrita, a partir da ilustração sorteada. (OBS: Se a escrita de algum aluno não for clara, solicita-se ao aluno que leia o que escreveu e o professor o ajuda a transcrever para a escrita convencional);

·         Remontagem do painel apenas com as figuras;

·         Leitura oral da descrição. A classe tenta descobrir a qual animal se refere e, posteriormente, coloca-se a descrição ao lado da imagem.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Situação de aprendizagem
Meu primeiro beijo – Antônio Barreto
Antes da leitura
- O titulo do texto Meu primeiro beijo faz lembrar de que moimento em sua vida?
- Quem se lembra do seu primeiro beijo e como foi?
- Alguém já assistiu ao filme Meu primeiro Amor?
Durante a leitura
- Realizar a leitura compartilhada com a formação de alunos que apresentam mais dificuldades com outro que apresenta menos dificuldades.
- Procurar palavras desconhecidas no dicionário com a ajuda do colega e do professor.
- Exibição do filme:  Meu primeiro Amor











Depois da leitura
- Após a leitura do texto: Meu primeiro beijo  e a exibição do filme os alunos produzirão  um relato pessoal sobre o tema  abordado.

Grupo 6 – Terça-feira
Angela Ferrari Gabbia
Carmen Silvia Zenatti
Daniela Ferrari Andreoli

 Terezinha Nigro Salles

domingo, 16 de junho de 2013

Formar leitores




                                                 Formar leitores.


            Aprender a ler é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar.
            Todo mundo já ouviu falar que a noção para escrever bem, é preciso ler bem.Portanto, a leitura diária é, sim, uma necessidade.
            A leitura para escrever é um momento especial, que coloca os estudantes numa posição de leitor diferente da que usualmente ocupam. Afinal, aquele que não sabe ler, não sabe escolher. A leitura é essencial para a vida, para o intelecto e para a alma. A leitura é capaz de proporcionar ao homem um equilíbrio psicológico e moral e é capaz de integrá-lo à realidade que o cerca, possibilitando-lhe uma compreensão de seus direitos enquanto ser humano.
           A função da leitura, além de instruir o leitor e de capacitá-lo a fazer escolhas mais adequadas e mais conscientes é, sobretudo, a de humanizá-lo. 

A leitura alimenta.

  

                                 


                                                A importância da leitura.

             Sabemos que ler é um instrumento muito valioso, é um conjunto de habilidades, e decodifica sílabas, dentro de um contexto. O sucesso para a alfabetização depende do dinamismo do contexto social, para que o indivíduo tenha participação plena em sua vida.
            Para alfabetizar uma criança é necessário trabalhar a leitura e a escrita em suas diferentes funções. Quando trabalhamos a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar, temos a oportunidade de introduzir o aluno no mundo da produção da leitura e escrita, então, ele conseguirá participar e agir diante das situações.
            O ingresso no mundo da leitura e escrita viável através da assimilação do sistema alfabético. Os gêneros textuais são instrumentos culturais e, portanto se organizam a se transformar nas práticas da linguagem.
 
        "EM NOSSA CULTURA, QUANTO MAIS ABRANGENTE A CONCEPÇÃO DE MUNDO E DE VIDA, MAIS INTENSAMENTE SE LÊ NUMA ESPIRAL QUASE SEM FIM, QUE PODE E DEVE COMEÇAR NA ESCOLA, MAS NÃO PODE (NEM COSTUMA) ENCERRAR-SE NELA." MARISA LAJOLO 

domingo, 9 de junho de 2013

Livros mais lidos no mundo

Pessoal aqui nessa postagem colocarei a lista dos livros mais lidos no mundo espero que vocês gostem e se animem a ler, pois quem lê viaja!!!!


Importância da leitura




Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novas pessoas. Eventualmente, ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios. 
      Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.

Leitura




" A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde"

sábado, 8 de junho de 2013

A maravilhosa viagem pelos livros


Olá pessoal meu nome é Danielle, sou professora de Português na escola Major Prado em Jaú - SP. Adoro ser professora e escolhi fazer Letras por amar ler. Sempre gostei muito de passar o tempo lendo, viajo e me encanto com as histórias e isso me faz muito bem... conheço novos lugares, revisito outros, me encontro com pessoas incríveis e inesquecíveis...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dez motivos para ler


Todo dia é dia de ler


Bom leitor, bom escritor.


Meu nome é Carmen Sílvia, sou professora de Português e Inglês na escola pública E.E. Capitão Henrique Montenegro, da cidade de Bocaina – SP. Adoro ser professora e gosto muito dos meus alunos.
Gosto muito de ler. Ler para aprender. Para me distrair, viajar sem sair do lugar (me dizia uma professora). Sempre gostei muito de ler, ficava trancada em meu quarto de final de semana, lendo. Minha mãe sempre me dizia que tinha que ler, porque quem lia, teria muito mais chance de ser “alguém” na vida.






“Precisa-se ler para enriquecer-se de cultura. Um bom leitor é sempre um bom escritor. Quando lemos, um mundo de magia e conhecimentos se abre. A leitura nos dá a chave de conhecimentos, tesouro de sabedoria, descobre o mundo.”
 Celestino Thino

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sem ler ninguém escreve

Olá pessoal meu nome é Carolina Barasca sou professora  de português e estou fazendo parte do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, estou animada e confiante as trocas de experiências e conhecimentos estão sendo muito importantes em minha prática em sala de aula.Sempre gostei muito de ler e sou apaixonada por literatura.
A leitura sempre fez parte da minha vida, todo mês procuro ler um livro as vezes por puro prazer outras para me aperfeiçoar e estudar.O último livro que li foi "O Milagre" de Nicholas Sparks gostei muito e recomendo a todos.



Esse blog foi criado para incentivar a leitura e a escrita e divulgar experiências interessantes de atividades realizadas em sala de aula.
Como educadora acredito que a leitura e a escrita abre ao indivíduo portas para uma visão diferente do mundo, novas oportunidades de compreensão e interação. Uma poderosa ferramenta nos caminhos do saber, pois quando um aluno lê e escreve bem, ele adquire os requisitos necessários para ter sucesso em qualquer disciplina, interpretando de forma crítica as informações que assimilou, além de elaborar novas produções o educando constrói conhecimentos.
Espero que todos gostem do blog e possam usufruir das experiências e conteúdos encontrados nele.