quarta-feira, 19 de junho de 2013

Siituação de Aprendizagem


Texto: AVESTRUZ (Mário Prata)

 

1º Momento: Antes da Leitura

·         Trazer o conceito de animal de estimação;

·         Fazer o levantamento dos tipos de animais de estimação que os alunos conhecem;

·         Desenhar o animal de estimação e, se for o caso, desenhar o animal de estimação que gostaria de ter;

·         Montagem de um painel com os desenhos dos animais de estimação dos alunos;

·         Fazer uma tabela, enumerando a quantidade dos animais de estimação (quantos cachorros, gatos, etc)

·         Pesquisar na internet a respeito da avestruz (tamanho, peso, altura, habitat, hábitos, alimentação, etc)

·         Discussão oral: questionar os alunos se a avestruz poderia ser um animal de estimação

 

2º Momento: Durante a leitura

·         Leitura em duplas, ou seja, o aluno com mais dificuldade e um aluno com menos dificuldade, lendo um para o outro;

·         Leitura compartilhada do texto, com interferência do professor, checando as hipóteses feitas pelos alunos.

 

3º Momento: Depois da leitura

·         Desmontar o painel de desenhos, colocando numa caixa e realizar um sorteio entre os alunos dos desenhos;

·         Cada aluno faz a descrição escrita, a partir da ilustração sorteada. (OBS: Se a escrita de algum aluno não for clara, solicita-se ao aluno que leia o que escreveu e o professor o ajuda a transcrever para a escrita convencional);

·         Remontagem do painel apenas com as figuras;

·         Leitura oral da descrição. A classe tenta descobrir a qual animal se refere e, posteriormente, coloca-se a descrição ao lado da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário