Texto:
AVESTRUZ (Mário Prata)
1º Momento: Antes da Leitura
·
Trazer o conceito de animal de estimação;
·
Fazer o levantamento dos tipos de animais de estimação que os alunos
conhecem;
·
Desenhar o animal de estimação e, se for o caso, desenhar o animal de
estimação que gostaria de ter;
·
Montagem de um painel com os desenhos dos animais de estimação dos
alunos;
·
Fazer uma tabela, enumerando a quantidade dos animais de estimação
(quantos cachorros, gatos, etc)
·
Pesquisar na internet a respeito da avestruz (tamanho, peso, altura,
habitat, hábitos, alimentação, etc)
·
Discussão oral: questionar os alunos se a avestruz poderia ser um
animal de estimação
2º Momento: Durante a leitura
·
Leitura em duplas, ou seja, o aluno com mais dificuldade e um aluno com
menos dificuldade, lendo um para o outro;
·
Leitura compartilhada do texto, com interferência do professor,
checando as hipóteses feitas pelos alunos.
3º Momento: Depois da leitura
·
Desmontar o painel de desenhos, colocando numa caixa e realizar um sorteio
entre os alunos dos desenhos;
·
Cada aluno faz a descrição escrita, a partir da ilustração sorteada.
(OBS: Se a escrita de algum aluno não for clara, solicita-se ao aluno que leia
o que escreveu e o professor o ajuda a transcrever para a escrita convencional);
·
Remontagem do painel apenas com as figuras;
·
Leitura oral da descrição. A classe tenta descobrir a qual animal se
refere e, posteriormente, coloca-se a descrição ao lado da imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário